DSC_0197

Hello, springers!

Chegamos à parte mais difícil de escolher fotos da viagem toda. Teremos passeios lindos ainda pela frente, cada qual com sua beleza e magia, mas San Pedro de Atacama me enfeitiçou e me encantou com sua simplicidade.

Não sei se era por causa do clima da cidade, feita praticamente de turistas do mundo inteiro, onde se ouve todos os idiomas possíveis e imagináveis ou porque eu estava realizando um sonho, pois sempre quis estar naquele lugar. Tudo era mágico e lindo para mim!

 

???????????????????????????????

 

Ao chegarmos, meu namorado começou a passar mal. Vale lembrar que San Pedro já tem uma altitude diferente. A cidade está a quase 3.000m acima do nível do mar, então é preciso se adaptar. Folhas e chá de coca são #altamenterecomendadas e, pelo menos em um primeiro momento, deve-se evitar comidas pesadas e, principalmente, carne. Adivinhem o que os dois bestas fizeram logo de cara? Sim, comemos carne com batata! Foi pá pum, antes de terminarmos meu namorado já estava com os sintomas do mal da altitude.

Nosso plano era sair para o Valle de La Luna logo naquele dia, mas tivemos que dar uma trégua e descansar um pouco para que ele pudesse melhorar. Com isso, tivemos mais tempo para escolher uma agência.

 

DSC_0197

 

A rua principal de San Pedro é LOTADA de opções de agências para fazer os passeios, mas eu havia anotado o nome de uma que tinha visto recomendações em blogs brasileiros. Mesmo assim, decidimos pesquisar preços e também as recomendações que poderiam nos dar. Caminhamos um bocado e nada de confiar em ninguém, até que chegamos à agência Cumbres 6000 e fomos atendidos pela Rossana. Ela foi a única que nos explicou sobre a importância de fazer os passeios na ordem certa, pois como nós brasileiros não estamos acostumados a altitude passamos muito mal e acabamos não aproveitando. Era muito importante começar do mais baixo até o mais alto para que rolasse uma adaptação. Acabamos optando por fechar com ela e deu tudo certo.

 

???????????????????????????????

 

Contudo, eu tenho uma ressalva, não há muita diferença em fechar com uma agência ou com outra, pois quem faz os passeios são prestadores de serviços, ou seja, você vai com uma galera que nem fechou na mesma agência que você. Um pagou menos o outro bem mais e vai todo mundo junto! Rs… Depois nós descobrimos uma agência prestadora de serviço que tem os melhores guias com quem fizemos os passeios, que é a 123 Andes. A mulher do dono é brasileira e o dono foi o melhor guia que conhecemos! Seu nome é Alex e ele é demais!

Só para constar, a ordem de passeios foi a seguinte: 1. Valle de La Luna; 2. Salar + Lagunas Altiplânicas; 3. Laguna Cejar; 4. Salar + Tara e; 5. Gêiseres Del Tatio. O total que nós dois gastamos foi de 180.000 PC, ou seja, 90.000 PC cada um. Eu garanto, vale cada centavo!

Sobre a nossa hospedagem, ficamos no Hostal Tuyasto e fomos muito bem atendidos, todos foram superatenciosos. A única reclamação é do chuveiro que era muito instável, ou a água saía pelando ou saía gelada e ficava alternando… Um saco pra tomar banho! Agora teremos os próximos posts com os passeios para vocês se apaixonarem.

P.S.: uma curiosidade sobre os três países da América do Sul pelos quais passamos é que existem muitos, mas MUITOS cães de rua. Para terem uma ideia, San Pedro é chamado também de San Perro de Atacama e “perro” significa cachorro em espanhol. E as pessoas os alimentam, os vestem para que não passem frio nas ruas, mas não os adotam #triste. Olha esse que lindo na porta de uma loja:

 

???????????????????????????????

 

Bom, por hoje é só.

Volto aqui em breve!

Dai Bugatti.