Estive palestrando no Anime Friends e essa pergunta aparecia toda vez em minha mente. Sempre gostei de frequentar essas convenções. A minha primeira foi em 2001, na AnimeCon, e lembro até hoje a cara da minha prima ao chegar lá! Ela ficou surpresa com o novo mundo que lhe era apresentado.

Mas por que entramos em outra dimensão em eventos desse tipo?

Primeiro: ao chegar nos arredores você já nota seres de outro planeta. Pessoas comuns (ou o mais próximo disso) vestidas com cosplays incríveis em meio a jovens de jeans e camisetas nerds. Há cabelos e olhos coloridos, além de chapéus e outros acessórios fantásticos. Você já percebe de cara que o clima lá será diferente.

 

foto 1 (1)

 

Logo em seguida vem as plaquinhas com anotações hilárias no estilo “Free Hugs”. Isso mesmo! Em um evento de Anime você ganha abraços gratuitos (isso é muito fofo!). Claro que existem plaquinhas estranhas (tipo sexo por 50 centavos), mas a gente releva quando encontra outras criativas e fica horas dando risada. E, falando em criatividade, outro grande ponto desse tipo de evento são os concursos cosplays.

 

foto 2 (1)

 

Existem magníficos cosplayers no Brasil e só estando em uma apresentação desse tipo para descobrir como seriam de fato nossos desenhos favoritos em 3D. Falando nisso, uma curiosidade: fui a protagonista do Teatro Cosplay de 2008 da Anime Friends! Se quiserem me ver pagando esse mico divertidíssimo (não ensaiamos antes de apresentar rs), é só me assistir nesse vídeo:

 

 

Sim, a voz não é minha. Atuei sendo dublada. Coisas que só acontecem em um evento assim.

Outra vantagem: nas diversas lojinhas podemos encontrar tudo do mundo das séries de TV, animes e filmes. Sério! Isso é desde aquela camiseta descolada da Sailor Moon até kits para se prevenir contra zumbis! São tantas roupas, action figures, colares e guloseimas diferentes que você gasta, pelo menos, umas duas horas rondando a região. E ainda, para fechar, existem as bandas especializadas, e só é realmente feliz quem já cantou “Pegasus Fantasy” ou “Pokémon” em plenos pulmões (não vem não, que até quem não curte Anime sabe a abertura de Pokémon! Sei que você já assistiu à Eliana!).

E foi relembrando meus diversos momentos em eventos de Anime que resolvi escrever essa coluna para vocês. Se um dia estiver achando a vida muito chata e real demais, procure na internet um evento desses em sua cidade ou alguma caravana para um evento próximo, e garanto que o tédio passará em dois segundos. Ocasiões assim nos fazem sorrir e não ter vergonha de ser diferente. Isso não é especial? Acho que é sempre bom conhecermos uma nova dimensão. Então, por conta disso, acho melhor irmos para a próxima! Até mais, galerinha feérica!