pele

Uma dificuldade: identificar o meu tipo de pele. Também, cada dia ela está de um jeito, aí eu me perco toda na hora de comprar o creme de tratamento certo. Pensei se as springers não tinham essa dúvida também e resolvi procurar a dermatologista Silvia Zimbres para nos mostrar a luz no fim do túnel e nos ajudar a acertar de vez nos cosméticos. Bora conferir as diquinhas?

Para descobrir o seu tipo de pele você não precisa de nada além de um lenço seco e limpo. É sério! Ao acordar de manhã limpe o rosto com o lenço e olhe para ele, se você notar que…

 

Pele normal

O lenço não ficou com óleo e a pele é flexível, fresca e firme. É uma pele bonita, com a textura de pele de bebê (aquela que todo mundo quer ter, sabe?). É iluminada, sem oleosidade e apresenta poros fechados.

Cuidados: necessita apenas de cuidados básicos como limpeza, tonificação e hidratação.

 

Pele oleosa

O lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Geralmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa (zona T). Ela apresenta um brilho excessivo, possui poros abertos, e normalmente tem cravos e espinhas.

Cuidados: quem tem a pele assim precisa apostar no tratamento do controle de oleosidade com uma boa higienização com produtos a base de ácido salicílico e derivados de ácido retinóico. Os produtos devem ser do tipo gel e loção para não aumentar a oleosidade.

 

Pele mista

Se o óleo estiver apenas no centro do rosto (nariz, testa e queixo – mais conhecida como zona T). É o tipo de pele mais comum e deve ser feito o controle da oleosidade.

Cuidados: o segredo é encontrar produtos que hidratem sem deixar a pele oleosa. Loções leves ou mousses de limpeza são boas opções. Um hidratante não oleoso também fará toda a diferença!

 

Pele seca

Se não observou óleo no lenço e sente a pele com pouca elasticidade, áspera e esticada. É uma pele sujeita a manchas, rugas e marcas de expressão.

Cuidados: é necessário fazer uma hidratação intensa com leites ou loções de limpeza sem sabão e com ureia e ácido hialurônico – que aumenta a absorção de água.