Springers, hoje eu estava assistindo ao trailer do documentário Chega de Fiu Fiu, que foi inspirado pela campanha da Ong Think Olga, e PRECISEI compartilhar com vocês.

O documentário relata o dia a dia de três mulheres, Raquel, Rosa e Teresa, em diferentes cidades brasileiras, mostrando algumas situações que, infelizmente, são comuns (o que não deveria ser) na rotina das mulheres, como ser encarada por homens na rua, receber cantadas constrangedoras, ter medo de andar em locais escuros, etc.. E além de mostrar o dia dessas mulheres, o documentário traz entrevistas com especialistas. É muito interessante e já fiquei com muita vontade de assistir só pelo trailer!

Duas coisas me marcaram muito no trailer, a primeira foi a cena de uma das mulheres caminhando na rua e levando cantada de todos a sua volta, aí ela começa a questioná-los porque eles fazem isso, e o pior é que eles demonstram se achar no direito, como se nós gostássemos. Já outra é uma frase que uma delas diz que é o seguinte: “A gente não tá pedindo nada, só queremos ocupar o lugar que é nosso”, e é verdade, só queremos o respeito que todo cidadão merece e o direito de andar nas ruas em segurança, sem ser desrespeitada e sermos acompanhadas pelo medo.

Eu fico tensa ao estar na rua a pé ou até mesmo dirigindo mais de 22h, porque tudo já começa a ficar muito sinistro, aí já começo a ter mil paranoias. Pra mim todo mundo está me seguindo e isso é péssimo!

O filme aborda muito a questão do machismo e vale ser visto por homens e mulheres. Então levem os pais, irmãos, namorados… É muito importante que todos assistam pra que possamos tentar mudar esse cenário.

Se você quer saber em qual local pode assisti-lo, acesse a página no Facebook, clicando aqui.