helpme

Oi, springers! É com muito orgulho que começo a semana falando de um aplicativo que é de utilidade pública: o HelpMe. Recebi um e-mail do fundador do projeto, Renato Sanches, me apresentando e fiquei muito feliz em ver pessoas usando o talento para uma iniciativa do bem.

Eu ando de trem e metrô diariamente, minhas amigas também andam, e tenho certeza que muitas de vocês também. E o mais triste disso é que diariamente reclamo e também escuto reclamações das minhas amigas, por terem vivido ou presenciado situações de assédio sexual, por isso, uma iniciativa como esta torna-se tão importante!

Foi com o intuito de ajudar a todas nós que o Renato criou o HelpMe, um aplicativo que ajuda a denunciar abusos, roubos, furtos e até vandalismo. A ideia do desenvolvedor é facilitar que a denúncia chegue a EMTU ou a CPTM de maneira mais rápida, pois ao invés de digitar um SMS, o número e enviar, você apenas precisa entrar no app e clicar na opção de enviar a mensagem pro serviço de transporte desejado, em seguida, aparecerá a mensagem “estou sofrendo abuso”, aí é só enviar.

HelpMe_01

Caso haja mais tempo para efetuar a denuncia, existe também a possibilidade de escrever em qual vagão está e sentido que seu trem está indo, o que facilita muito na hora de encontrarem os criminosos.

helpme_02
Além desta função, ele também permite que você acione uma sirene pra que outras pessoas também fiquem alerta, tirar fotos dos suspeitos e gravar áudios ou vídeo no caso de ameaça. Muito legal, né?

Os recursos de denúncia, por enquanto, estão disponíveis apenas para São Paulo, mas os de sirene, tirar fotos, gravar vídeos e áudios podem ser utilizados em qualquer lugar e sem precisar de conexão com a internet.

Eu, com certeza, já vou baixar e começar a usar. E você? Bora espalhar o aplicativo para o maior número de amigas? Quem sabe com todo mundo usando, fica mais fácil de outros Estados liberarem os números de ajuda, eles conseguirem patrocínio e mais garotas poderão contar com este help, que, infelizmente, ainda é supernecessário.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS (é só clicar nos nomes dos sistemas operacionais para baixar!).