emoji-muculmana

Uma notícia que me chamou a atenção neste fim de semana foi a da garota muçulmana de 15 anos que criou emojis que a representasse. Achei muito legal a iniciativa, principalmente, pela pouca idade que ela tem. A adolescente se chama Rayouf Alhumedhi e ela criou uma bonequinha e um bonequinho com o véu que faz parte da cultura dos muçulmanos. A ideia surgiu quando a garota quis representar o seu grupo de amigos em uma mensagem e não encontrou nenhum desenho que parecesse com eles. Rayouf foi corajosa e mandou uma mensagem para a Apple, mas não teve retorno, porém, ela não sossegou e criou uma petição que já conta com um bom número de assinaturas online no change.org (agora tenho certeza que ela conquista este retorno!).

emoji-muculmana

Acho que o mais legal aqui não é só a questão dos emojis, é ver a jovem tratar a sua cultura com tanto orgulho. Em um chat ao vivo pelo site Reddit, a girl falou do significado do véu para ela: “Pode parecer confuso, mas quando eu visto o véu, na verdade, me sinto libertada porque estou em controle do que quero cobrir. O lenço permite que as pessoas vejam menos a beleza de uma mulher e mais o seu conhecimento”. Fofa, né?
A maior lição que tiramos disso é que é fundamental respeitar cada cultura e, principalmente, as diferenças. Que mais jovens como a Rayouf se manifestem pelo mundo para inspirar outras garotas a lutarem pelos seus ideias e, principalmente, pelo direito de se sentirem representadas e respeitadas!