Quem não quer ter a foto mais curtida do Insta que atire o primeiro celular! Se você contava com a ajuda de vários apps para chegar na imagem perfeita, saiba que agora a sua vida vai ficar mais fácil. É que o Instagram lançou novas ferramentas de edição que prometem ajudar – e muito! – na hora de deixar as fotos com cara de profissional. Ok, essa novidade não é tão nova assim, mas como tenho visto a galera se perder um pouco na hora de usar o aplicativo, resolvi listar o que cada nova função faz e como elas podem ajudá-la a postar fotos ainda mais inacrês!

 

instagram-lupa

Ajuste

Sabe aquela foto que acabou ficando meio torta (e que não foi de propósito)? Agora é possível arrumar a imagem e deixá-la com o ângulo perfeito. “A ferramenta ajuste endireita a imagem, facilitando o recorte”, explica a fotógrafa Renata Dias, de São Paulo. Ela ainda indica o uso do botão quando quiser postar somente um detalhe da foto.

 

Brilho

“Quando a luz não está muito boa, a foto pode não ficar do jeito que imaginamos. O recurso de brilho ajuda a clarear ou escurecer a foto, corrigindo o problema”, explica a fotógrafa. Ideal para usar naquelas fotos de shows que nem sempre ficam boas.

 

Contraste

Sabe aquelas imagens com sombras destacadas que todo mundo fica babando? Agora é possível conseguir esse efeito com apenas um toque. A ferramenta contraste destaca as áreas claras e escuras das fotos.

 

Aquecimento

Este recurso acrescenta tons mais quentes às imagens, normalmente mais alaranjados, ou mais frios, que destacam os tons azulados, mudando todo o clima da foto.

 

Saturação

Se você acha que as cores da sua foto estão meio sem graça, então essa ferramenta é a ideal para ajudá-la a chegar à imagem perfeita. Conforme você movimenta a barra para a direita, é possível observar que ela ganha mais vida e as cores ficam mais vibrantes. Se a barra correr para a esquerda, o contrário acontece.

 

Destaques

Esse recurso, como o nome já diz, serve para destacar a luz das áreas mais claras da foto. “É uma boa ferramenta para fazer contraste em imagens escuras”, ensina Renata.

 

Sombras

Essa ferramenta faz exatamente o contrário da anterior, destacando as áreas mais escuras da foto.

 

Vinheta

O recurso vinheta ajuda a direcionar a atenção para o centro da imagem, escurecendo as bordas. Ideal para as selfies românticas com o namô.

 

Nitidez

Sabe aquela imagem que está meio borrada? Se utilizar a ferramenta nitidez, ela ficará mais destacada, disfarçando aquela tremidinha que você deu ao tirar uma foto no meio do show do seu artista favorito, por exemplo.

 

Intensidade do Filtro

Nem todo mundo gosta daquele vermelhão no centro da foto quando o filtro “Toaster” é ativado. Mas, agora, é possível deixá-lo mais suave. Como o nome já diz, essa ferramenta ajusta a intensidade dos filtros escolhidos.

 

Ah! Vale lembrar que, se você mexeu demais na foto e quer ver como ela estava antes das alterações, basta dar um toque na imagem. Anotou todas as dicas? Então bora arrasar no app!

 

Texto: Paula Carone