burn book

Se você já assistiu Meninas Malvadas, o clássico da Sessão da Tarde, provavelmente está ligando o termo ao livro que as meninas do filme faziam para falar mal de seus colegas. E se você assistiu ao filme, também deve se lembrar que essa história de tirar uma com a cara dos outros gratuitamente acabou em uma confusão sem fim, né? Caso você não tenha assistido ao filme e não está entendendo nada, muita calma, vou explicar. Vi um artigo falando sobre isso no Youpix e resolvi divulgar, porque o papo é sério!

Foi criado um aplicativo chamado Burnbook que está fazendo o maior sucesso entre os norte-americanos. Ele funciona como um livro no qual as pessoas escrevem fofocas e “verdades” de forma anônima. Pensou em bullying? Pois é, não deu outra! Os adolescentes estão usando o app para praticar o bullying com os colegas, falando um monte de baboseira. E o negócio está tão sério que os pais desses adolescentes estão entrando no app para deixar mensagens positivas. Triste, né?

 

burn book

 

Toda vez que vejo algo assim fico me perguntando “por que tanto ódio gratuito?” e “o que alguém sente quando expõe alguém dessa forma?”. Bullying não tem graça e é coisa séria! Essa onda de ódio que tem tomado a internet é preocupante. É normal não ir com a cara de alguém, é difícil conseguir ser legal com todo mundo, mas daí a expor essa pessoa é demais. Demi Lovato, Kéfera, e tantas outras celebridades estão aí para provar que o que pode ser zoeira para uns, é colocar o dedo na ferida dos outros, portanto, fique ligada.

O fato é que a mudança tem de começar em cada uma de nós! Ao invés de criticar aquela menina da sua sala por ela simplesmente ser diferente, que tal tentar conhecê-la? E aquela outra que ficou com o carinha que você gosta? Simples, siga a vida! Você vai conhecer outros boys legais e talvez ela também, a vida é assim. Não existe motivo para ser cruel. Tente se colocar no lugar do outro e pensar como gostaria que agissem com você, desta forma, será muito mais fácil agir com o próximo. E se você está sofrendo com o bullying, procure ajuda. Converse com uma amiga, professores, pais, o que não pode é sofrer calada, ok? Tenho certeza que se cada uma fizer a sua parte, a galera do bem será a maioria.

Então bora se mexer para que aplicativos sem noção como o BurnBook não cheguem ao Brasil. Tem muitos aplicativos úteis e superdivertidos, ou seja, você não precisa deste. Duvida? Cola aqui no App da semana então!