Oi, springers. Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre um papo sério, que é saúde. Talvez o que vou dizer pareça papo de mãe, mas, gente, com o passar dos anos a gente vê que com saúde não se brinca. HPV é uma daquelas coisas que a gente deixa passar, acha que só vai acontecer com os outros, mas não é bem assim e, para que isso não aconteça a gente PRECISA se proteger. Como? Tomando a vacina, que está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde, e é recomendada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos.

Pra você ter uma noção, o papiloma vírus humano, conhecido como HPV, atinge 630 milhões de pessoas no mundo inteiro e, no Brasil, estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros possuam o vírus. #OMG

E não dá pra marcar bobeira, gente. Esta é uma das vacinas mais importantes para os adolescentes, pois pode prevenir doenças sérias e até um futuro câncer. Por isso, não tenha medo de falar sobre isso com os seus pais e amigos e, sim, procure tomar a vacina o quanto antes!

Vale lembrar que o HPV pode ser transmitido através do contato sexual sem o uso de preservativos, e contato com a pele, quando a pessoa infectada tem contato com uma área ferida do outro. E o mais preocupante é que em curto prazo a infecção não apresenta sintomas, então é bom além de se cuidar, procurar um médico regularmente.

Achei este vídeo do Tua Saúde bem legal e explica direitinho o que é, sintomas e como se prevenir contra o HPV.

Outra coisa que achei bem legal é que para estimular os jovens a procurarem pela vacinação, o Instituto do Câncer de São Paulo, está fazendo nas redes sociais a campanha #TragoVerdadesDoHPV, uma tag que traz informações necessárias sobre a doença e a sua prevenção. Uma delas é o fato de que 10% das mulheres saudáveis possuem o vírus na região genital, podendo transmiti-lo. Admito que fiquei chocada, então, bora se cuidar e procurar pela vacina no posto mais próximo da sua casa.

Aqui falamos sobre entretenimento, mas também de papo sério, e cuidar da saúde é mais do que necessário! Para mais informações sobre a campanha de vacinação, clique aqui!