Springers como vocês tem acompanhado, ando falando bastante sobre consumo consciente, porque é um tema que tenho acompanhado e é muito importante para todos nós. E esta semana vi uma notícia sobre um tênis feito de chiclete e fiquei #chocada!

O tênis ganhou o nome de Gumshoe (sapato de chiclete, em tradução livre) e foi criado pela empresa Gumdrop, que é uma empresa que recicla chicletes e o transforma em vários tipos de produtos, em parceria com o governo de Amsterdã. A ideia é ajudar o meio ambiente, pois em Amsterdã são recolhidos das ruas quase 1,4 milhão de quilos de chicletes. Pra se ter noção do impacto dos chicletes, um só pode demorar até cinco anos para se decompor.

A sola do tênis é feita de Gum-Tec, um produto criado com 20% desses chicletes reciclados. O que acontece é que o chiclete é feito de uma borracha sintética e, quando se quebra as suas moléculas, é possível criar um novo tipo de borracha. Para quatro pares de tênis, a Gumdrop utiliza um quilo de chicletes mascados. Muito interessante, né?

E sabe o que é mais legal? Além de sustentável, os tênis são bem lindos e estarão disponíveis nas cores rosa e vermelho e preto! Já pirei no modelo rosinha. O único problema é que tanta tecnologia deu a ele um preço alto! O tênis chegará em junho as lojas europeias e custará 190 euros, o equivalente a R$ 804. Caro demais, né?